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O aquecimento do mercado imobiliário ao longo dos últimos anos criou um déficit de profissionais para o segmento. Segundo o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), autarquia que regulamenta o setor, o país tem hoje 220 mil corretores de imóveis – mas a entidade garante que há espaço para o triplo.

A quantidade, no entanto, não para de crescer. Nos últimos dez anos, de acordo com levantamento do Conselho, cerca de 65 mil pessoas aderiram à profissão. Segundo o presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva, 10.472 corretores atuam no Paraná. “O número de profissionais no estado teve um crescimento de 24,5% em 2010, acima da média nacional, que foi de 13%.” Para 2011, a expectativa é de crescimento no mesmo ritmo. Com as vendas em alta, a remuneração do setor tem se mantido bastante atraente – o salário varia conforme o volume de negócios fechados, mas segundo o Cofeci, o rendimento não fica abaixo dos R$ 3 mil mensais.

A Apolar Imóveis e a Imo­biliária Galvão pretendem contratar ao menos 200 corretores para Curitiba e região metropolitana até o fim do ano. O segmento que mais absorve profissionais é o de venda de lançamentos. “É a porta de entrada para a maioria, pois para vender imóveis prontos é preciso ter conhecimento na área de avaliação. Isso demanda tempo de mercado”, afirma o diretor geral da Galvão Vendas, Gerson Carlos da Silva.

A 4ª Feira Casa & Construção, que acontecerá de 12 a 16 de abril, em Pato Branco, está apresentada no Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, que traz 317eventos de diversos setores da economia nacional. A publicação anual é uma iniciativa conjunta do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Além do impresso, o conteúdo pode ser acessado no site http://www.mdic.gov.br, no link comércio e serviços.

O consultor do Sebrae/PR, Gerson Miotto, destaca a inserção do evento de Pato Branco como uma ferramenta de divulgação da própria Casa & Construção. O calendário traz o perfil das principais feiras comerciais e industriais realizados no Brasil e, neste contexto, aparece a nossa feira setorial da cadeia da construção civil e indústria moveleira, destaca Miotto.

 

O Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras é organizado e distribuído gratuitamente pelo MRE e MDIC. A iniciativa contribui para o fomento ao setor produtivo e para a divulgação dos produtos e serviços brasileiros, buscando uma ampla distribuição de cada uma de suas edições, tanto no Brasil quanto no exterior.

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná, Creci/PR, torna público a RETIFICAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO EDITAL DE LICITAÇÃO DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2011.

As alterações estão grafadas em vermelho.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL

O aumento do teto de financiamento do programa Minha Casa, Minha Vida anunciado, na última semana, pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) elevou as expectativas do setor imobiliário brasileiro. No Paraná a decisão foi recebida com entusiasmo pelos corretores de imóveis e pela população. Em Curitiba, o valor máximo foi elevado de R$ 130 mil para R$ 150 mil reais. Outras cidades, como Londrina, com mais de 250 mil habitantes o valor passou de R$ 100 mil para R$ 130 mil.

Esta é a segunda vez que o Conselho Curador do FGTS anuncia aumento no teto do Programa Minha Casa, Minha Vida. A primeira ocorreu no final de 2009, devido à iniciativa do presidente do Creci/PR Alfredo Canezin, com a ajuda da coordenadoria Jurídica do Conselho, presidentes das entidades do setor imobiliário e do deputado federal André Vargas.

O novo aumento do teto foi justificado pelo Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, como uma forma de proporcionar a equivalência aos valores praticados pelo setor imobiliário. Canezin concorda com a opinião do Ministro e relata que esta segunda elevação dos valores veio em ótima hora. “Os incorporadores já estavam com dificuldades de conseguir terrenos para construção, agora com o aumento do teto de financiamento os imóveis se enquadram no programa, portanto isto vai facilitar a vida de quem constrói e de quem compra”.

 

Promover o debate sobre as alternativas e ações para posicionar a marca e orientar a atuação das empresas no mercado imobiliário, agregando valor aos produtos e serviços oferecidos e utilizando-se de verbas mais enxutas. Com este objetivo, a proprietária da Nuna Planejamento e Marketing Imobiliário, Adriana Samaan, promove no dia 17 de fevereiro, às 19 horas, no auditório da Associação Comercial do Paraná (ACP), em Curitiba, a palestra “Marketing imobiliário: novas estratégias para um novo mercado”.

Durante o evento, serão abordadas as possibilidades disponíveis a construtoras e incorporadoras para atender diferentes perfis de clientes, recorrendo a outras propostas além do condomínio-clube, e para oferecer serviços de vendas e locação que alcancem demandas específicas em habitação e comércio. Também será debatido o papel da sustentabilidade, da responsabilidade social e das campanhas internas para o bom desempenho da empresa e de seus profissionais.

“O debate é importante na medida em que estimula a análise para a configuração do mercado imobiliário atual, no que é possível fazer em curto prazo diante de tantas mudanças, injeção de capital externo e dinâmica de trabalho importada, esta por sua vez, distante da prática do mercado local”, destaca Adriana.